Atenção! Marte retrógrado pede revisão

Como está seu impacto no mundo? De que forma você inicia suas ações, impulsiona sua vida? Apesar dos movimentos de retrogradação serem sempre temidos, começa agora o melhor momento do ano para rever a importância das suas lutas pessoais.

Diferente de Mercúrio, que retrograda de 3 a 4 vezes por anos, Marte entra em movimento retrógrado a cada dois anos, mais ou menos, e fica dois meses nessa posição. Quando falamos em movimentos retrógrados, já acontece um alvoroço geral e fica todo mundo “meu Deus, Marte retrógrado, o que eu faço, o que não posso fazer?”. Pois eu quero desmistificar, primeiro os movimentos de retrogradação, e segundo esse período de dois meses em que seremos muito chamados à reflexão sobre como andam nossas lutas pessoais.

Como já falei no texto sobre Mercúrio Retrógrado , é muito mais importante entender como esse período pode nos beneficiar do que focar nos aspectos de tensão que ele traz. O movimento de retrogradação, que nada mais é do que a aparência, no céu, de que o planeta está fazendo o "caminho inverso da sua órbita natural", ou seja, que ele está de "marcha ré", faz justamente esse efeito nos assuntos dos quais aquele planeta trata: ele inverte a ordem, desacelera, revisita. Se avaliarmos que é um fôlego para que a gente possa depois seguir com mais certeza, ele é extremamente positivo, concorda?

Com Marte, quais são os assuntos? Ação, impulso, coragem, atuação, poder de conquista, lutas pessoais. Pelo que você luta na sua vida? Quais são as brigas em que você anda entrando? Talvez esse seja o momento exatamente de rever esse aspecto na sua vida! Alguns acontecimentos podem, inclusive, trazer esses assuntos à tona, para que eles sejam repensados, reavaliados. E para que as decisões tomadas possam ser mais assertivas e mais sintonizadas com o seu propósito atual de vida. Não esqueça, estamos sempre mudando!

E como Marte é o planeta da ação e do impulso, teremos uma desaceleração. Ou seja, tudo pode parecer um pouco mais lento, demorando a engatar, sabe? Talvez seja o momento de organizar a casa, rever planejamentos, exercitar a paciência, para lançar coisas novas, assinar novos contratos, efetivamente dar o primeiro passo em setembro, já que o período de retrogradação de Marte, que começou dia 26 de junho, vai até 28 de agosto. Parece muito tempo para você?

Pois talvez esse seja um outro assunto a ser trabalhado: e se você estiver correndo demais, tomando atitudes rápido demais, sem ponderar o suficiente para que sejam decisões mais acertadas? Afinal, dois meses nem são tanto tempo assim. A gente pisca, e setembro já chegou! Enquanto isso, a palavra de ordem é observar. Ah, e tomar um certo cuidado com as brigas em que decidir entrar nesse período: não esqueça que Marte, o deus da guerra, adora um arranca rabo e os ânimos nesse período estarão, digamos, à beira de um "Que se exploda! Vou pular fora!". Mas até a "não ação" é uma "ação". Escolha bem suas lutas. Muitas vezes, ela vão ajudar a definir quem você realmente é.