Muitos planetas em uma casa, nenhum planeta em outra? Não se desespere!

Quem inicia nesse mundo da Astrologia e não conhece ainda como se lê um mapa astral pode ficar assustado ao ver o desenho do seu. Mas não precisa se assustar, tudo no Zodíaco tem razão de ser e nada fica sem explicação. Quer ver?

Você fez seu Mapa Astral em um dos sites que eu indico, como o astro.com e agora está em desespero porque tem muitos planetas em uma casa e nenhum em outra? Pois pode se acalmar, isso é totalmente normal! Quando estamos aprendendo sobre Astrologia ou tentando entender nosso Mapa surgem mesmo muitas dúvidas, e tudo que diz respeito ao autoconhecimento costuma mexer muito conosco. Mas eu vou te mostrar o que significam muitos planetas em um mesmo local do Mapa e como as casas aparentemente vazias tem muita informação. Quer ver?

Stellium = Reunião de planetas, asteróides e pontos cármicos em um local
Quando temos muitos aspectos em uma área do Mapa, seja em uma casa ou em um signo, normalmente existe aí um fator bem importante de aprendizado na vida. É preciso analisar a casa em que essa informação está: se relacionada à família, ao trabalho, aos relacionamentos, por exemplo. Com essa informação, já conseguimos começar a analisar em quais partes da vida nossos esforços estão concentrados, e nossos talentos, também! Na vida, nossos desafios estão sempre ligados diretamente às ferramentas que trouxemos para enfrentá-los e, por isso, não é preciso temer: somos plenamente capazes de usar a informação disponível para atingir níveis maiores de consciência nos assuntos solicitados.

Casas vazias no Mapa Astral
Esse assunto é muito interessante. Lembram que eu falei que costumo dizer que as casas do Mapa são como cômodos de uma residência, que os signos são a decoração e que os planetas são os visitantes? Pois é isso! Mesmo que não haja visitantes naquele local, ele não deixa de existir e de ter uma decoração única. Como assim, Maju? Bem, digamos que você tem sua casa 6, que é aquela que fala sobre sua rotina de trabalho e sua saúde, no signo de Virgem, mas “vazia" (sem planetas e asteróides). Ela pode estar sem visitantes, mas tem uma decoração, uma "energia presente", que fala sobre como você lida (ou deve lidar) com aspectos do seu dia a dia de trabalho e sua saúde como um virginiano! Olha que riqueza de conhecimento, e sem nenhum planeta, asteróide ou ponto cármico nessa casa!!!

Signos interceptados
Outro assunto bastante polêmico para quem inicia na Astrologia são os signos interceptados. Se a cúspide, ou começo da casa está, por exemplo, em Áries, Touro está no meio e o fim da casa está em gêmeos, isso não significa que você não tem nenhuma casa em Touro ou que ele não rege nada na sua vida, ele só está interceptado. Além de ser necessário analisar se existe alguma informação nesse signo, como planetas confinados, por exemplo, ainda é preciso avaliar de que forma ele interfere naquela área da vida. No caso do exemplo, As características, os talentos e os desafios de Touro estão presentes, de alguma forma, mesmo ele não sendo o signo “dono” da casa. Ah, e quando um signo está interceptado, invariavelmente seu oposto também estará, ou seja, no caso de Touro, teremos Escorpião interceptado no mesmo mapa.

Muita informação, né? Mas a mensagem mais importante é: não há problemas? O que o Mapa Astral nos mostra é o desenho de nossas potencialidades, nossa forma de ver e sentir o mundo, como pensamos, como avaliamos as coisas, de que forma nos comunicamos. Então, se há um ou outro fator que pede mais atenção, o que precisamos fazer é exatamente um processo de autoconhecimento e entender quais são as mudanças necessárias para aumentar o que está negligenciado e equilibrar o que está em excesso. Buscar usar todas as ferramentas que temos disponíveis para atingir nosso maior potencial é nossa caminhada nessa vida. Empreenda esse caminho com amor!