Mulher Líder, Mulher Consciente

Como estamos exercendo nosso papel de executivas, empreendedoras e líderes de equipe nos dias de hoje? Estamos conscientes do nosso poder de influência para a construção de um mundo melhor?

Li recentemente uma reportagem que trouxe uma importante reflexão sobre as conquistas das mulheres no mundo corporativo e destaca as características que as vem distinguindo dos homens para exercer função de liderança em pequenas, médias e até mesmo grandes empresas.

A matéria inicia informando que no Brasil, as mulheres já estão presentes em maior quantidade no mercado de trabalho e nas universidades, e que 27% dos cargos de liderança nas empresas já são ocupados por mulheres.
Essa situação se deve pela assimilação por parte das corporações dos benefícios gerados na implantação de uma política de comando feminina, em que a sensibilidade não passa mais a ser vista como sinônimo de fraqueza. Desta forma, as mulheres não precisam mais buscar desempenhar um modelo de gestão semelhante ao dos homens para serem bem sucedidas.

Dentre as 16 competências cruciais para a função de liderança, as mulheres costumam se sobressair em 12 delas, como por exemplo, pró-atividade, honestidade, inspiração e motivação, estabelecimento de metas desafiadoras, promoção de mudanças, comunicação clara, etc.
Toda essa realidade deve servir de orgulho para nós mulheres, mas também deve trazer uma conscientização da importância de nossas ações para a construção de um mundo mais próspero e responsável com todos os recursos humanos, naturais e materiais que temos ao nosso dispor.

Devemos, além de buscar grandes posições de destaque no mundo dos negócios, contribuir para encontrar e despertar os talentos de nossos seguidores, disseminar a importância do desenvolvimento de empresas que cada vez mais busquem a preservação do meio ambiente e também remanejar a utilização dos recursos materiais, de forma a garantir a geração de uma sociedade auto sustentável, onde os recursos financeiros são apenas um meio para alcançar o maior objetivo da vida, a felicidade.

 

Escrito por: Ana Paula Adriano Platt - Coach
Ana Paula é empresária. Bacharel, Especialista e Mestre em Administração de Empresas. Possui formação em Personal e Life Coaching, Mentoring e Coaching Financeiro. Atua como Personal Coaching, Coaching de Talentos, Coaching de Prosperidade e Coaching para Empreendedoras focando a descoberta e ampliação do potencial humano para alcançar o alto desempenho profissional equilibrando as demais áreas da vida.