Retorno de Saturno

Já escrevi aqui no blog sobre Saturno, conhecido como “O Senhor do Karma”.
Como dá pra ver, esta não é nenhuma apresentação calorosa, justamente porque as questões que este planeta trata são as questões difíceis da vida.

Cada astro possui seu próprio tempo e ritmo:
- A Lua fica +/- 2 dias em cada signo e leva 28 dias para passar por todo zodíaco
- O Sol fica 1 mês em cada signo e leva 12 meses para passar por todo zodíaco
- Saturno fica por volta de 2,5 anos em cada signo. Ou seja, ele leva por volta de 29 anos para dar uma volta completa no zodíaco, e ocorrerá novamente 29 anos depois aos: 56, e 84 anos.

Entre os 28 e os 30 anos uma pessoa passa pelo primeiro Retorno de Saturno.
Ou seja, o Saturno vigente no céu está no mesmo signo que estava quando a pessoa nasceu (por volta de 29 anos). E essa visita se estende de acordo com o signo e o grau que ele está no mapa natal.

Na mitologia grega Saturno é considerado Cronos - o Deus do Tempo. E por isso representa: restrição, limitação e responsabilidades. Como o tempo da vida nos traz.

Algumas questões que passamos neste período:
- A sensação de estar atrasado
- Ter que lidar com limites e frustração
- Aprender a se disciplinar
- Ser paciente
- Curar a relação com o Pai
- Valorizar o tempo
- Pagamento de Karmas
- Desenvolvimento espiritual
- Reconhecer sua arrogância e baixar a bola

A posição de Saturno no mapa astral já diz muito sobre como lidamos (ou não) com os limites, com figuras de autoridade e poder, incluindo a primeira figura masculina da nossa vida: o Pai.

Quem possui Saturno em Capricórnio e Aquário tem mais facilidade de lidar com essas questões da vida adulta, pois Ele é o planeta regente desses signos.

Quem possui Saturno em Áries terá mais dificuldade afinal, lidar com o Deus do Tempo requer bastante paciência, coisa que Áries desconhece.

É realmente uma fase de mudança em atravessamos a vida jovem (e irresponsável) para a fase adulta (e responsável). Aonde o Universo nos mostra o que nos falta em termos de estrutura, realidade e disciplina. É quando precisamos enfrentar as consequências dos nossos atos e decisões.

Se você está com 28 ou 56 anos, está entrando ou passando pelo seu Retorno de Saturno.
Passar por ele é uma liberação. Quanto mais aproveitamos e nos apropriamos da superação e dos aprendizados vividos, melhor integramos esta força para avançar e evoluir.

Saturno é: cumprir metas, resolver problemas, acalmar suas próprias angústias, lidar com os desafios e a solidão. Saturno é força, autoridade, paciência e realização.

Por isso, ao encontrá-lo enxergamos nossos limites e podemos ultrapassa-los.
Saturno é evolução. Custe o que custar.

Criei uma Playlist especial para este momento, enquanto estou em pleno Retorno de Saturno aos 30 anos de idade. Se você está passando por ele, espero que possa aproveitar, se já passou, esta playlist pode ser uma inspiração para reviver e fortalecer seus aprendizados. Espero que goste.

retorno-de-saturno-2.jpg