Os Nodos Lunares e o aprendizado da vida

Nosso Mapa Astral tem uma riqueza infinita e, assim como os planetas as casas astrológicas, os Nodos Lunares indicam detalhes importantes sobre nossa trajetória e o que viemos aprender.

Os Nodos Lunares estão intimamente ligados com nosso aprendizado na vida. Eles não são planetas, mas pontos kármicos que indicam informações preciosas sobre nossa trajetória. O Nodo Norte, também conhecido com a “cabeça do dragão”, e o Nodo Sul, ou a “cauda do dragão”, que ficam em um eixo exatamente oposto. Ou seja, quem tem o Nodo Norte no signo de Escorpião, por exemplo, terá o Nodo Sul em Touro, se o Nodo Norte for em Aquário, o Nodo Sul será em Leão, e assim por diante.

Para encontrar os nodos, leva-se em conta a trajetória do sol e da lua, do ponto de vista da Terra, e onde eles se encontram no Mapa Astral. Como a Lua demora um mês para completar seu arco e o sol, um ano, os nodos lunares permanecem no mesmo lugar por mais ou menos um ano, ou seja, as pessoas de mesma idade podem ter, também, o mesmo Nodo Lunar.

No Mapa Astral, além do signo, também é preciso ver em qual casa astrológica os nodos estão localizados para sua completa interpretação. Mas, e o que eles representam? Os Nodos Lunares nos ajudam a identificar as jornadas da alma. Enquanto o Nodo Norte representa o aprendizado desta vida, onde chegaremos a partir das nossas experiências, o Nodo Sul indica aprendizados que já ocorreram no passado. É como se o Nodo Sul fosse a caixa de ferramentas que já adquirimos, para conquistar novas ferramentas a partir de experiências que o Nodo Norte sinaliza.

Da mesma forma, o Nodo Sul nos diz sobre aspectos muito costumeiros para nós e que devem ser deixados para trás nessa existência até que se dê o equilíbrio, características que são a nossa zona de conforto, nosso modo usual de agir. Já o Nodo Norte é o confronto, o desafio, o desconhecido, mas é o necessário para que saiamos mudados e amadurecidos das experiências kármicas.

Nosso espírito está em uma jornada de evolução e os Nodos são como uma bússola que indica o caminho de aprendizado da nossa alma na matéria. Siga a cabeça do dragão!

Posição dos Nódos Lunares por eixos:
De acordo com a posição (nódo norte ou nódo sul) em cada uma dessas casas é possível identificar o tipo de desafios que teremos no nosso processo evolutivo. Os eixos mostram os assuntos da vida que teremos que trabalhar para quebrar padrões e também para desenvolver habilidades:

Casa 1 - Casa 7: Eixo da individualidade e dos relacionamentos
Casa 2 - Casa 8: Eixo da matéria e energia
Casa 3 - Casa 9: Eixo do conhecimento teórico e prático
Casa 4 - Casa 10: Eixo da relação entre o passado e o futuro
Casa 5 - Casa 11: Eixo do protagonismo e da contribuição
Casa 6 - Casa 12: Eixo da vida concreta e física x vida abstrata e espiritual

Saiba mais sobre as 12 casas e identifique a posição dos seus Nódus lunares.